Já está a todo vapor o Agropecuária na Escola. Um projeto sócio educativo, didático e cultural, promovido pela União Ruralista Rio Doce – URRD, que visa proporcionar a interação e a integração dos alunos da rede pública com a Exposição Agropecuária de Governador Valadares – Expoagro GV, que acontece de 8 a 17 de julho, no Parque de Exposições José Tavares Pereira.
Durante 10 dias, o Projeto Agropecuária na Escola leva para dentro do parque crianças da rede pública de ensino, com o objetivo de apresentar como funciona a vida no campo. Com temas preparados para uma abordagem educativa, a programação do projeto consiste em uma excursão cultural temática monitorada, onde os participantes fazem um passeio e conhecem as diversas estações previamente preparadas que contarão com a exposição de animais como ovinos, caprinos, bovinos e eqüinos, as cadeias produtivas da carne e do leite e a importância do desenvolvimento sustentável, entre outros
O objetivo é despertar a percepção e o interesse da comunidade estudantil quanto à dinâmica do campo entre elas, a produção agrícola, a preservação ambiental, técnicas de manejo, a cadeia produtiva e ainda destacar a importância da agropecuária como futuro profissional e desenvolvimento regional. Em 2010, participaram do projeto 600 alunos com idade entre 10 e 12 anos,e este ano são 10 escolas participantes.
Novidades
Este ano o Projeto Agropecuária na Escola está com novidades. Com a proposta de ampliar a abordagem da cadeia produtiva como possibilidade de maior desenvolvimento profissional na região, será realizado um concurso de redação com o tema “Agropecuária na Escola – com foco nas profissões”. A redação deverá ter de 25 a 30 linhas e ser entregue na Secretaria Municipal de Educação (SMED), pelo professor responsável até o dia 20 de junho.
O projeto está em sua primeira etapa. Nessa fase, os alunos e professores receberam informações e orientações sobre o agronegócio, a cadeia produtiva, as etapas do concurso, Expoagro GV e a URRD. Na quarta-feira, dia 1º de junho, haverá uma palestra na Escola Duque de Caxias, às 14h para apresentar todas as informações do projeto. Após as palestras os alunos vão realizar diversas atividades e desenvolver as redações, a proposta é que sejam escolhidas duas redações de cada escola, sendo uma pelo professor e a segunda pelos alunos de cada turma. E para o resultado final, a avaliação será feita pela Academia Valadarense de Letras. A União Ruralista Rio Doce e parceiros premiarão o aluno vencedor, o professor coordenador e a escola. O prêmio do aluno já está definido, em parceria com a Pousada Vale Silvestre, o vencedor ganhará um passeio com toda a turma na pousada. A União Ruralista Rio Doce pretende com esta ação mostrar que é possível ter um mundo melhor para todos, respeitando e aproveitando as habilidades, a percepção e o interesse de cada um.
Nenhum comentário:
Postar um comentário