terça-feira, 5 de julho de 2011

Já começaram as atividades do projeto Agropecuária na Escola


            Já está a todo vapor o Agropecuária na Escola. Um projeto sócio educativo, didático e cultural, promovido pela União Ruralista Rio Doce – URRD, que visa proporcionar a interação e a integração dos alunos da rede pública com a Exposição Agropecuária de Governador Valadares – Expoagro GV, que acontece de 8 a 17 de julho, no Parque de Exposições José Tavares Pereira.
Durante 10 dias, o Projeto Agropecuária na Escola leva para dentro do parque crianças da rede pública de ensino, com o objetivo de apresentar como funciona a vida no campo. Com temas preparados para uma abordagem educativa, a programação do projeto consiste em uma excursão cultural temática monitorada, onde os participantes fazem um passeio e conhecem as diversas estações previamente preparadas que contarão com a exposição de animais como ovinos, caprinos, bovinos e eqüinos, as cadeias produtivas da carne e do leite e a importância do desenvolvimento sustentável, entre outros
            O objetivo é despertar a percepção e o interesse da comunidade estudantil quanto à dinâmica do campo entre elas, a produção agrícola, a preservação ambiental, técnicas de manejo, a cadeia produtiva e ainda destacar a importância da agropecuária como futuro profissional e desenvolvimento regional. Em 2010, participaram do projeto 600 alunos com idade entre 10 e 12 anos,e este ano são 10 escolas participantes.
Novidades
            Este ano o Projeto Agropecuária na Escola está com novidades. Com a proposta de ampliar a abordagem da cadeia produtiva como possibilidade de maior desenvolvimento profissional na região, será realizado um concurso de redação com o tema “Agropecuária na Escola – com foco nas profissões”. A redação deverá ter de 25 a 30 linhas e ser entregue na Secretaria Municipal de Educação (SMED), pelo professor responsável até o dia 20 de junho.
            O projeto está em sua primeira etapa. Nessa fase, os alunos e professores receberam informações e orientações sobre o agronegócio, a cadeia produtiva, as etapas do concurso, Expoagro GV e a URRD. Na quarta-feira, dia 1º de junho, haverá uma palestra na Escola Duque de Caxias, às 14h para apresentar todas as informações do projeto. Após as palestras os alunos vão realizar diversas atividades e desenvolver as redações, a proposta é que sejam escolhidas duas redações de cada escola, sendo uma pelo professor e a segunda pelos alunos de cada turma. E para o resultado final, a avaliação será feita pela Academia Valadarense de Letras. A União Ruralista Rio Doce e parceiros premiarão o aluno vencedor, o professor coordenador e a escola. O prêmio do aluno já está definido, em parceria com a Pousada Vale Silvestre, o vencedor ganhará um passeio com toda a turma na pousada. A União Ruralista Rio Doce pretende com esta ação mostrar que é possível ter um mundo melhor para todos, respeitando e aproveitando as habilidades, a percepção e o interesse de cada um.

HISTÓRIA DA EXPOAGRO

A primeira edição da Exposição Agropecuária de Governador Valadares - ExpoagroGV foi realizada pelo Sindicato Rural, em 1969, na fazenda do produtor rural Jother Peres, no bairro São Pedro. Na ocasião, o sindicato era presidido pelo Sr. Mário Moreira Murta. Após dois anos sem a realização do evento, a exposição voltou ao calendário festivo da cidade, em 1971. Esta iniciativa contou com o apoio e decisão do presidente da União Ruralista Rio Doce na época, José Tavares Pereira.  
            A festa foi tomando proporções e precisava ser realizada em outro local. Foi então, que surgiu na trajetória da ExpoagroGV, o Parque de Exposições, local onde hoje sedia o evento. A construção do parque foi pensada por “Zequinha Tavares”, na segunda edição do evento. Para que as obras acontecessem, o presidente da URRD solicitou um empréstimo ao Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais – BDMG. A liberação do dinheiro obedecia a regras estabelecidas pela instituição financeira, como a burocracia era grande, José Tavares Pereira optou por pedir doações e, assim, o parque foi sendo construído. Várias são as pessoas que acreditaram no projeto do parque e doaram dinheiro para a construção do local. Os galpões que abrigam os animais durante a ExpoagroGV levam os nomes dos doadores, que se uniram para transformar em realidade o Parque de Exposições. As doações da época correspondiam ao valor de um alqueire de terra da região.
            Inicialmente, todos os bares do parque eram de palha. Posteriormente, Paulo Humberto Sobreira, proprietário de uma serraria, providenciou novos bares e arquibancadas em madeira. A pista central, onde atualmente são realizados os julgamentos dos animais, também foi feita com doações, não somente por parte de fazendeiros da região, como os produtores rurais de todo país, que vinham para a Exposição Agropecuária do Vale do Rio Doce.
 
EXPOAGRO GV
            A URRD realiza a ExpoagroGV desde a sua 2ª edição.  O evento tem se consolidado a cada ano e se tornou referência no segmento de feiras de agronegócio. Durante os dias de evento a mostra possibilita maior aproximação e interação entre a classe de produtores rurais para troca de informações e desenvolvimento do agrobusiness. Os números confirmam o sucesso da ExpoagroGV, em 2010 estiveram expostos no Parque 764 animais. O público pagante foi de 130 mil e o total de pessoas que visitaram a 41ª Exposição Agropecuária de Governador Valadares chegou a 180 mil.
            Em 2010, os leilões realizados durante a 41ª Expoagro movimentaram cerca de R$ 8.000.000,00 (Oito milhões de reais). Esses números, não contam as negociações entre os produtores, que venderam e compraram diretamente um do outro e os financiamentos realizados pelo Banco do Brasil e pela Sicoob Crediriodoce.
            Para este ano, na 42ª Expoagro GV, a diretoria da URRD espera receber mais de 200 mil visitantes, e uma soma de mais de 1.000 animais em exposição, sendo que a reestruturação do Parque de Exposições permite receber até 1.500 animais, entre eqüídeos, caprinos, bovinos. Os negócios devem superar os números de 2010.
 
Principais Objetivos da EXPOAGRO GV 
 
·       Constatar, pela apresentação dos animais, os índices de desenvolvimento da pecuária, comparando-os entre si, a fim de avaliar o progresso ocorrido;
 
·       Proporcionar maior aproximação e interação entre os produtores rurais para troca de informações e desenvolvimento do agrobusiness;
 
·       Motivar o produtor rural, pelo espírito de competição, a aperfeiçoar a qualidade de seus produtos;
 
·       Orientar criadores, técnicos e estudantes de Escolas Superiores de Agricultura, Veterinária e Zootecnia, nas práticas de julgamento de animais e despertar a vocação para oagrobusiness;
 
·       Modernizar e ativar o interesse pela evolução do comércio e da indústria, com a exposição e demonstração de novidades em produtos e equipamentos;
 
·       Oferecer lazer e entretenimento.
Concursos Leiteiros são tradição na Expaogro GV

Os concursos leiteiros são uma tradição na Expoagro GV. Todos os anos eles acontecem
dentro do evento com a participação dos criadores de gado leiteiro que vêem na competição
uma oportunidade de promoção da atividade leiteira, além do incentivo da melhoria genética
 de seus rebanhos e divulgação do potencial da pecuária leiteira da região. Este ano a
Expoagro GV terá três concursos leiteiros, promovidos pelos criadores das raças Gir,
Guzerá e Cooperativa Agropecuária do Vale do Rio Doce.

2º Concurso Leiteiro da Raça Gir
09/07 - Esgota
Horário: 22h
10, 11 e 12/07
Horários: 6h - 1ª Ordenha
                 14h - 2ª Ordenha
                  22h - 3ª Ordenha

Concurso Leiteiro Guzerá
12/07 - Esgota
Horário: 14h
12, 13, 14 e 15/07
Horários: 6h - 1ª Ordenha
                 14h - 2ª Ordenha
                  22h - 3ª Ordenha


34º Concurso Leiteiro da Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce
13/07 - Esgota
Horário: 22h
14, 15 e 16/07
Horários: 6h - 1ª Ordenha
                 14h - 2ª Ordenha
                  22h - 3ª Ordenha
Ápice Comunicação Integrada
Assessoria de Imprensa URRD

A merenda escolar é um estímulo para a agricultura familiar

Foto - Marcelo Lara
Creche em Minas Gerais. Crianças de 0 a 4 anos que recebem produtos da agricultura familiar
Comprar alimentos da agricultura familiar vai muito alem de uma lei.  Depende da organização dos produtores e principalmente da boa vontade e gestão das prefeituras.  Na prática quando tudo dá certo os resultados impressionam e todo mundo sai ganhando.  Na visita que fiz em Conceição das Alagoas conheci a associação dos produtores que foi criada em 2009, no mesmo ano que entrou em vigor a lei da merenda escolar que obriga o uso  de 30 por cento da verba para compra de alimentos na pequena propriedade.   A associação apostou nisso, e hoje atende 07 municípios do triangulo mineiro.  Os 53 produtores fizeram uma parceria com um laticínio e estão industrializando o leite, com marca própria “ BOA VISTA”.   Tomei o iogurte e fiquei impressionado com a qualidade.  São os alimentos que estão chegando nas escolas.  Visitamos uma creche e a turminha estava comendo pão de queijo feito com ovos, queijo e leite produzidos na região, e tomando leite e iogurte.  Tudo adequado ao paladar regional e com qualidade.
Foto Marcelo Lara
Renato e Luciano Sene Sousa, irmãos que vão dobrar a produção de leite graças a merenda escolar.
O presidente da associação Wellington Sene Sousa,  aliás a família Sene Sousa está espalhada por Conceição das Alagoas tem até uma dupla sertaneja SENE & SOUSA.  A maioria é do campo,  vendem de alface até música.    Toda esta interação é importante para circular a receita na região e não deixar grandes atacadistas dominarem a merenda escolar sem critério de quem vai as compras, e fica naquela situação que vimos em denúncias no Fantástico.    Estamos assistindo mudanças, esperamos que os conceitos de fato mudem para termos cidadania.
Foto- Junior
Sebastião Campos Sene, está produzindo cinco vezes mais do que no ano passado.